Preá, meu amor.

Preá, meu amor.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nonna Rosa.


Esta era minha nonna Rosa Tortato Bertolini.Nasceu em 29 de setembro de 1988. Era filha de Angelo Tortato e Anna Simeonato. Ela casou-se com José Bertolini e teve 8 filhos: Alexandre, Reinaldo (morreu com 14 anos), Judite, Anita e Azelina (gêmeas), Ambrósio (meu pai), Angelo e Lourdes. Quando casou aprendeu a profissão de alfaite com o sogro Ambrósio Bertolini, que era alfaiate na Itália. Ela era uma excelente afaiate. Costurou até bem velhinha. Lembro-me muito bem. Ela costurando e eu perturbando sua paciência. Eu a amava muito e ela tinha muita paciência comigo. Em março de 1960 ela perdeu a filha Judite no dia 6. Uns dias depois morreu um filho da Judite, seu neto também.
Ela ficou abalada, mas em maio desse mesmo ano morreu meu pai, de repente, em Morretes. Ela ficou paralítica. Por dez anos ela não andou. Em 1971 ela começou a andar outra vez. Sempre me dizia que a maior dor que se pode sentir é perder um filho. Em abril de 1971 trouxe-a até minha casa nova para conhecê-la, já que ela podia andar. Quando foi para casa, estava tão feliz que foi contar para as duas filhas que moravam com ela como tinha passado o dia e caiu. Quebrou a bacia e, aí sim, nunca mais andou. Viveu mais um ano. Morreu em 7 de agosto de 1972. Tenho muita saudade dela. Ela era linda. Amo as rosas por seu nome Rosa.
EN ESPAÑOL
Esa és mi nonna Rosa Tortato Bertolini. Hija de Angelo Tortato y Anna Simeonato.Nasció em 29 de setiembre de 1988. Cuando se casó con mi nonno José ella aprendió la profeción de sastre con su suegro y trabajo astad muy maior haciendo ropas de hombres. Era una sastra excelente. Tuvo 8 hijos: Alexandre, REinaldo (murió con 14 años) Judite,Anita e Azelina (gemelas), Ambrósio (mi padre), Angelo y Lourdes. Yo estava siempre con ella. Ella costurando y yo perturbando, pero ella tenia mucha paciencia comigo. Em março de 1960 murió su hija Judite y en el mismo mes su nieto, hijo e Judite. Ella quedó abalada. Pero em maio del mismo año murió mi padre. Ella quedó paralítica. Por diez años no andó. Empezó a andar em 1971. Em abril daquel año la llevé a mi casa nueva para que la conociera. Cuando volvia a su casa contaba a las duas hija que vivian con ella como havia pasado el dia y caió. Rompeó la bacia y no andó más astad murir em 07 de agosto de 1972. Ella era linda y yo amo las rosas porque ella se llamava Rosa.

3 comentários:

  1. Boa Tarde. Você é filha de quem?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, eu sou neta do Alexandre Bertolini.

    ResponderExcluir
  3. E eu filha de Alexandre Bertolini. Obrigada pela melhor lembrança. Amo minha nonna

    ResponderExcluir