Preá, meu amor.

Preá, meu amor.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Casamento dos meus nonnos maternos.


Meus nonnos maternos casaram no dia 22 de julho de 1905, aqui em Curitiba. Ela, Clementina Maria Albini, tinha 17 anos e ele, Quirino Ignácio da Cruz tinha 36 anos.
Esse casamento não foi do agrado da família da nonna porque o nonno era moreno e muito mais velho do que ela, mas ela gostava dele e não teve alternativa. Tiveram seis filho: Clementino, Oswaldo, Eloyna, Nahyr (minha mãe), Danilo e Lourival. Ele era, quando casou, Tenente da Polícia Militar. Foram morar numa casa que não existe mais, na Rua Getúlio Vargas, ao lado da Igreja do Coração de Maria. Viveram ali até que ele faleceu, como Capitão, em 23 de fevereiro de 1919, deixando-a com os seis filhos pequenos. Naquela época não havia pensão para viúvas, mas o Governo do Estado oferecia um emprego para a viúva, geralmente de limpeza. Todavia, minha nonna era alfabetizada, o que não era comum naquele tempo, por isso ofereceram a ela o emprego de professora numa colônia de italianos, mais ou menos a nove quilometros de Piraquara. Chamava-se Colônia Novo Tyrol. Ela foi uma mulher de muita fibra porque além de perder a casa que estava hipotecada quando o nonno morreu, não teve medo dos problemas, enfrentou-os todos e criou seus seis filhos.Em 1940 veio para o Município de Pinhais, lecionar numa pequena escola naquela localidade.Morava com as duas filhas, já que os homens haviam casado. Logo casou tia Eloyna, e, em 1942, minha mãe casou também e veio morar em Curitiba. Então ela ficou morando com a tia Eloyna, em Pinhais. Ali aposentou-se quando completou tempo de serviço. Alguns anos depois, construíram uma escola em Pinhais e colocaram o nome dela, como homenagem. Essa escola ainda existe ali. Ela faleceu em 04 de janeiro de 1970, em casa, já com 82 anos.


EN ESPAÑOL
Esta foto és de la boda de mis abuelos maternos. La boda no era del gusto de los padres de mi abuela por ser el moreno y más viejo. Tuvieran 6 hijos. El murió em 1919 y ella fué trabajar como maestra en un pueblo alejado de Curitiba. Alli crió sus hijos y todos casaran y estuvieron con ella astad que ella murió en 04 de enero de 1970 con 82 años.

Nenhum comentário:

Postar um comentário