Preá, meu amor.

Preá, meu amor.

domingo, 22 de agosto de 2010

Meu bisnonno paterno


Este é Ambrosio Bertolini, nonno de meu pai também Ambrósio Bertolini.Ele nasceu em Milão, Itália, era filho de Alessandro Bertolini. Não sei o nome da mãe dele. Casou com Savina Monti, com quem teve três filhos: Emilio, Giuseppe (meu nonno) e Luiz. Quando o Luiz nasceu minha bisnonna ficou doente e morreu. Ele não teve dúvidas, juntou-se com uma mulher, da qual não sei o nome e veio para o Brasil. Diziam meus parentes que ele veio para cá porque a segunda mulher era casada e ele a roubou do marido. Não sei se é verdade. Aqui em Curitiba ele foi morar na Rua Silva Jardim e era um excelente alfaiate. Era muito vaidoso. Andava sempre muito bem vestido. Seus filhos casaram e ele chegou a morar com meu nonno. Parece que morava com eles quando morreu em dezembro de 1916. Só que moravam na rua Padre Germano Mayer, antiga Goethe.
Ele ensinou a profissão de alfaite para minha nonna Rosa, esposa de seu filho Giuseppe. Eu o acho muiito bonito. Cheguei a desenhá-lo. Tenho o quadro comigo.Gostaria de tê-lo conhecido, mas claro que isso seria impossível.

Um comentário:

  1. Uma coisa que eu admiro em você é a forma como conta e guarda as histórias dos teus antepassados queridos. Sei tão pouco sobre meus bisavós,na realidade não se nem seus nomes.Nem fotos eu tenho. Lembro que minha mãe algumas vezes comentou sore eles, mas não consigo me lembrar.
    Por isso admiro muito o que voce faz e quando escreve sobre os seus. De alguma forma me isso
    me traz lembranças de algo que eu deveria também ter guardado muito bem.
    Afinal, é graças a eles e suas histórias que hoje estamos aqui escrevendo a nossa própria parte desta história.
    Sieg

    ResponderExcluir