Preá, meu amor.

Preá, meu amor.

domingo, 31 de julho de 2011

Nahyr Cruz Bertololini, 100 anos de idade.


Hoje minha mãe, Nahyr, estaria completando 100 anos de idade. Nasceu em 31 de julho de 1911. Filha de um capitão da Polícia Militar do Paraná, Quirino Ignácio da Cruz e de uma italiana Clementina Maria Albini Cruz, teve mais 5 irmãos, sendo 4 homens e 1 mulher. 3 eram mais velhos que ela e 2 mais novos.Seu pai morreu quando ela tinha 8 anos e minha nonna teve que ir para uma colônia de italianos a 9 km de Piraquara, onde foi trabalhar como professora para poder sustentar seus 6 filhos. Minha mães e seus irmãos tiveram uma infância e juventude difícil.


Ela casou em 1942 com meu pai, um descendente de italianos, Ambrósio Bertolini e eu sou a única filha deles. Eram pobres, por isso a vida de minha mãe não foi fácil nem depois de casada. Quando as coisas estavam melhorando um pouco meu pai morreu.



Ela passou por dificuldades outra vez, mas não permitiu que eu parasse de estudar. Foi trabalhar e fez com que eu me formasse. Se hoje tenho o que tenho devo a ela, por sua força, determinação e coragem. Essa é uma pequena homenagem a ela pois me ajudou a criar meus filhos também.Morreu com 84 anos, no dia 06 de setembro de 1995.

Um comentário:

  1. Linda homenagem Tere. E pode estar certa que ela teve, tem e teria muito orgulho de você se ainda estivesse entre nós.
    Siegmar

    ResponderExcluir